As belezas e encantos da Cachoeira do Urubu

A cachoeira é a mais conhecida do Piauí, tanto pelos piauienses quanto por pessoas de outros estados.

full image
Foto: Arnaldo Silva
Do anel de São Gonçalo aos encantos de uma cidade escondida por trás das suas grandes pedras, a Cachoeira do Urubu carrega com si lendas e uma beleza natural de deixar qualquer um apaixonado por ela. Entre as secas e as cheias, quem visita esse ponto turístico em qualquer época do ano, vai encontrar motivos para se encantar com tamanha beleza da natureza.

Nas variações do nível do rio, peixes ficam presos entre suas rochas e acabam atraindo ao local, diversos urubus que buscam por algo para alimentar-se. Quem já visitou a cachoeira, com certeza já deve ter se deparado com a quantidade de urubus que ficam sobrevoando o local para se alimentar desses peixes, por isso a denominação de Cachoeira do Urubu.

Foto: Arnaldo Silva
Suas belezas também já foram por diversas vezes motivos de tristezas, pois vidas foram perdidas nas suas fortes correntezas. O local é bonito, mas também é bastante perigoso, principalmente na época das cheias que desperta o interesse de muitos turistas, os mais desavisados ou “afoitos” muitas vezes costumam se arriscar ao ver os encantos da natureza.

A Cachoeira do Urubu é um dos pontos turísticos mais conhecido do Piauí, fica entre os municípios de Batalha e Esperantina, está a 180 km da capital piauiense. Nos meses em que as chuvas ocorrem com mais frequência em nosso estado e o volume do rio fica maior, se torna surreal as imagens das correntezas e quedas d’água, de tão fortes que ficam na cachoeira.

Foto: Arnaldo Silva
As passarelas que ali se encontram, nos dar a oportunidade para contemplar ainda mais de perto as belezas do local nos permitindo também o acesso às duas margens do rio. Além do banho o Parque Ecológico da cachoeira do Urubu nos permite fazer trilhas e aproveitar a agradável vegetação do local.

Bares, barraquinhas e restaurantes fazem a infraestrutura turística ao redor da cachoeira, assim como também área para camping, banheiros e também um ponto de salva-vidas, onde fica um bombeiro.

E não podemos esquecer a Piracema, período em que os peixes procuram as nascentes para que eles possam desovar com isso eles soltam por entre as quedas d’água. Vale ressaltar que na Piracema é proibida a pesca.

















Deixe um comentário